A Dentisteria é a área da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes com cárie, resolução de fraturas dentárias e restauração de dentes com alterações de forma ou coloração. A Dentisteria permite restituir a aparência original dos dentes, eliminando ao mesmo tempo a dor que possa existir.

A Dentisteria contribui assim para uma melhoria das funções orais e para a eliminação da dor de dentes contribuindo para um sorriso saudável, devolvendo ao paciente a sua autoconfiança e melhorando o envolvimento social.

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária vocacionada para o tratamento de patologias da polpa (nervo) através de desvitalização ou retratamento.

A polpa localizada no interior dos dentes, é envolvida pelo tecido duro (dentina) , sendo responsável pela sensibilidade nos dentes (através dos vasos sanguíneos e nervos).

As lesões da polpa dentária advêm de diversos fatores como traumatismos, fraturas ou cáries profundas, que podem provocar sensibilidade nos dentes e abcessos na gengiva.No caso de existir necrose ou inflamação irreversível da polpa dentária, a endodontia (desvitalização) é a única solução para salvar o dente e evitar outro tipo de complicações, como infeções e abcessos.

A Implantologia é a área da Medicina Dentária que pretende reabilitar a falta de um ou mais dentes através da colocação de implantes dentários.

Verifica-se que a ausência de dentes (total ou parcial) tem grande impacto na qualidade de vida das pessoas. Esta falta de dentes compromete não só a estética, mas também a função, com consequências bastante graves para a saúde física e mental do paciente.

Os implantes dentários, produzidos em titânio que é um metal biocompatível com os tecidos humanos, funcionam como raízes artificiais sobre as quais são aplicadas coroas unitárias ou pontes fixas totais ou parciais, que substituem a dentição natural.

A Cirurgia Oral compreende os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries bastante extensas e que não possam ser restaurados, dentes com falta de suporte ósseo, dentes inclusos, extrações de dentes do siso, ou outros.

Esta especialidade pode confrontar-se com extrações dentárias muito complexas, pelo que a Cirurgia Oral pode ter que articular-se com outras especialidades da Medicina Dentária como a implantologia a periodontologia, ortodontia ou outras.

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que trata os problemas do alinhamento dos dentes e desarmonias dentofaciais (má oclusão). Os dentes tortos ou dentes que não encaixam corretamente, são dentes difíceis de manter limpos, podendo por essa razão ser perdidos de forma precoce, deterioração e à doença periodontal. A má oclusão também causa um stress adicional aos músculos responsáveis pela mastigação, podendo provocar dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular, bem como dores na região do pescoço, ombros e costas.

Para corrigir este problema, recorre-se a aparelhos fixos e/ou aparelhos removíveis.

Desta forma a ortodontia permite não só uma melhoria estética, como também uma melhoria da higiene oral, um aumento da eficiência mastigatória bem como uma melhoria da fonação e da respiração e a prevenção de danos na articulação temporomandibular.

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica exclusivamente à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.
O Odontopediatra atua diretamente na prevenção da patologia oral, acompanhando o desenvolvimento dos  dentes decíduos (dentes de leite) por forma a assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação mas também para diagnosticar e prevenir de forma precoce potenciais problemas por forma a garantir uma dentição definitiva saudável.

Na clínica Dentaria de Santa Apolónia, tem à sua disposição um profissional com especialização nesta área.

A prostodontia e a área da medicina dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a sua função, saúde e estética através de próteses dentárias.

Os dentes perdidos são substituídos recorrendo a próteses dentárias fixas ou próteses dentárias removíveis sobre dentes ou sobre implantes.

Trabalhando em colaboração com outras especialidades, como a Cirurgia Oral, Implantologia, Endodontia, Dentisteria, Ortodontia ou Periodontologia, a Prostodontia é responsável pelo restabelecimento das funções orais, através da reconstrução e reparação dos dentes danificados por meio de coroas dentárias, ou da colocação de próteses dentárias (unitárias, parciais ou totais), com o objetivo de substituir os dentes em falta.

Recorrendo às mais avançadas tecnologias e a materiais de excelência, a Clínica Dentária Santa Apolónia trabalha em articulação com os melhores laboratórios de prótese dentária, por forma a obter os melhores resultados possíveis.

A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais (gengivite e periodontite).

A periodontite e a gengivite são doenças que afetam o conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar, e são o resultado da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral.

O depósito de placa bacteriana e de tártaro provoca inflamação crónica trazendo dor nas gengivas, e destruindo os tecidos que suportam os dentes.

Se não for atempadamente diagnosticada e tratada, esta inflamação das gengivas pode evoluir para uma periodontite. Neste sentido a perda de osso torna-se irreversível, os dentes começam a abanar, podendo acabar por cair.

Fatores como stress, tabagismo, fatores genéticos ou doenças como a diabetes são fatores de risco no aparecimento da periodontite, salienta-se que essa doença afeta grande parte da população, sendo responsável por grande parte da perda de dentes em adultos.

A Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária. Responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades, que requerem uma adequada limpeza dentária através da destartarização.

Para além do rastreio da cárie, doenças das gengivas ou outras, nesta consulta é também realizada a remoção do tártaro e da placa bacteriana através de uma destartarização e Profilaxia, vulgo, limpeza dentária.

Salienta-se a importância de uma adequada educação e promoção de bons hábitos de higiene oral.

O branqueamento dentário é um tratamento estético que permite ao paciente obter um sorriso mais branco.

Na Clínica Dentária Santa Apolónia realizamos branqueamentos dentários em consultório e branqueamento dentário em ambulatório. Antes de realizar este tratamento, é necessário realizar uma consulta de higiene oral para avaliar o estado dos seus dentes.

Marque já a sua consulta de avaliação e venha conhecer todos os nossos procedimentos.

A Clínica Dentária Santa Apolónia tem à sua disposição equipamentos de radiografia digital panorâmica e peri-apical de última geração. Estes equipamentos modernos submetem os pacientes a uma menor quantidade de radiação, sendo fundamentais no planeamento e tratamentos dentários.

Estes sistemas permitem a deteção de patologias como cáries, abcessos, fraturas, sendo essencial para tratamentos como a colocação de implantes e endodontias.